O Tratamento por Ondas de Choque é um método de tratamento não invasivo, que utiliza ondas mecânicas de alta pressão, para o tratamento de diversas lesões musculoesqueléticas, sendo bastante utilizado na fisiatria, medicina esportiva e ortopedia.
A Terapia por Ondas de Choque (TOC ou ESWT na sigla em inglês) é um tratamento não cirúrgico, que envolve o uso de ondas de choque para áreas musculoesqueléticas do corpo (como o joelho, ombro ou calcanhar) com o objetivo de reduzir a dor e promover a cicatrização dos tecidos moles afetados.
As ondas de choque são utilizadas para reduzir a inflamação, reduzir o tecido fibrótico e estimular a cicatrização dos tecidos
O tratamento produz no ponto de aplicação um aumento da formação de vasos sanguíneos por micro-ruptura dos capilares do tendão e osso.
O aumento da circulação na área permitirá a chegada de fatores de reparação tecidual e de oxigênio, que favoreceram uma recuperação mais rápida, redefinindo os processos de cura.
O efeito mecânico de pressão e percussão pode ser útil em processos que envolvem a calcificação do tendão, como para patologias no ombro.
Podem ser usadas no tratamento de doenças ortopédicas, como:
Podem também acelerar o processo de regeneração em algumas situações, como:
A terapia por ondas de choque é uma alternativa não invasiva para o tratamento cirúrgico em pacientes que não responderam ao tratamento conservador.