A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos. O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.
A acupuntura e outros métodos como o uso da moxa, ou deve ser estimulação elétrica transcutânea (eletro acupuntura) estimula a liberação de substâncias químicas no organismo. Estas substâncias têm efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, por isso a acupuntura tem a capacidade de aliviar dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças. Tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores.
Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como:
– Doenças do sistema musculoesquelético;
– Doenças respiratórias;
– Doenças neurológicas;
– Doenças gastrointestinais.
Além de tratar doenças, a acupuntura também pode auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.
Além de sua importante ação analgésica e anti-inflamatória, a acupuntura tem efeitos:
– Sedativo e calmante, que ajudam o organismo a relaxar;
– Relaxante muscular; Antiemético (contra vômitos);Nas cólicas menstruais, ajudando a diminuir a intensidade das crises;
– No auxílio da reabilitação do acidente vascular cerebral (AVC ou derrame),
– No auxílio de dependências psicológicas (drogadição, tabagismo, alcoolismo).
A acupuntura dói?
Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno, até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção. Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, são efeitos transitórios totalmente normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais.
É preciso interromper outros tratamentos? Não, pois na maioria das vezes a associação da Acupuntura com outras formas de tratamento não apenas é possível, como é benéfica para o paciente.
As agulhas podem transmitir doenças?
A normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que a Acupuntura seja realizada exclusivamente com material descartável. As agulhas nunca devem ser reaproveitadas, nem no mesmo paciente, pois uma vez guardadas podem ser contaminadas.
Existe algum risco no tratamento?
Bem praticada, a Acupuntura é segura. No entanto, o risco mais prevalente, na verdade não se refere à própria Acupuntura, e sim à sua prática por profissionais sem a devida qualificação e que não têm conhecimento sobre a anatomia normal, suas variantes e sobre a elaboração de um diagnóstico e prognósticos.